www.maternmilk.com.br

23/08/2022

Aleitamento materno: fases, importância e benefícios

Os leitores que acompanham as nossas redes sociais irão reconhecer o tema deste texto: as fases do aleitamento materno, já que este assunto esteve no nosso feed do Instragram, por exemplo. Principalmente os casais de primeira viagem na experiência da gravidez carregam diversas dúvidas, com destaque para as mamães, que além das incertezas acumulam muita expectativa para o momento de ter seus bebês no colo e poder amamenta-los.

Benefícios
Entre os benefícios encontrados para os bebês, por meio da amamentação, estão a redução nos riscos de doenças, o estímulo ao desenvolvimento físico e cognitivo, além da colonização adequada do intestino. É por meio do leite materno que o bebê encontra água e nutrientes no início da vida fora do útero das mamães.

Fases do leite materno

Colostro

É o leite produzido logo após o nascimento do bebê. Geralmente, é secretado entre os três e cinco primeiros dias, é ligeiramente transparente, semelhante à água de coco, contém os mesmos nutrientes que o leite maduro, porém com mais proteínas, mais anticorpos e menos gordura.

Leite de transição

A maturação do leite ocorre aos poucos. Como o próprio nome diz, o de transição é produzido no período intermediário entre o colostro e o maduro. Rico em gordura e lactose.

Leite maduro

As mamas produzem o leite maduro cerca de duas semanas após o parto. Em seu estágio final e definitivo, o alimento contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo do pequeno.