www.maternmilk.com.br

22/11/2022

Benefícios da doação de leite materno para a mamães e bebês

O alimento mais completo para os bebês recém-nascidos, o leite materno, pode não estar disponível para todas as crianças que precisam e, por isso, a doação é um alerta importante. Bebês que não recebem o leite materno podem apresentar sérios casos de desnutrição e outros problemas em decorrência da falta do alimento, importantíssimo para seu desenvolvimento.

Talvez você não saiba, mas atualmente, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano possui 224 bancos de leite distribuídos por todo o território nacional, sendo que alguns disponibilizam o serviço de coleta domiciliar. Além disso, existem 214 postos de coleta de leite humano.

A doação de leite materno não envolve qualquer efeito negativo, pelo contrário, a ação traz diversos benefícios tanto para a mãe doadora quanto para o bebê que recebe a doação, principalmente aqueles que estão em UTI neonatal, de acordo com o site “Minha Vida”.

Destacamos na sequência os principais benefícios deste ato:
• Maior chance de recuperação dos bebês prematuros e de terem uma vida saudável;
• Menor tempo de internação na UTI e também menor tempo de respiração por aparelhos;
• Aceleração da maturidade intestinal, prevenindo doenças como a enterocolite necrosante, complicação grave no intestino do bebê, muitas vezes fatal;
• Prevenção de displasia broncopulmonar e sequelas pulmonares no bebê prematuro, que causam dificuldades respiratórias;
• Prevenção de retinopatia da prematuridade, uma alteração no desenvolvimento da retina do bebê que pode levar a dificuldades ou perda visual;
• Prevenção de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças letárgicas.

Toda mulher saudável, com estado nutricional adequado, é uma possível doadora de leite materno.