Fases da gestação e desenvolvimento do bebê
A gravidez envolve uma gama importante de dúvidas, incertezas e temas de curiosidade, não apenas para a mãe, mas também para o pai e toda a rede familiar e de amigos envolvidos. E, uma das grandes pesquisas feitas em sites de busca online são sobre quais são as fases da gestação e como é o desenvolvimento do bebê conforme esse tempo.
Com isso em mente e com base em informação do site da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), nós preparamos este post para você. Nele você encontrará informações sobre os três trimestres da gravidez. Deste modo, você conseguirá entender, mesmo que de novo simplificado, o que acontece durante os 9 meses de uma gestação.
• Primeiro trimestre: o período é geralmente marcado por sintomas parecidos aos da tensão pré-menstrual. Os seios podem inchar e sensações de sonolência, cansaço, náuseas, vontade de urinar, ou desejo e repulsa por certos alimentos podem aparecer. Próximo ao final do terceiro mês, o bebê mede entre 6,25 e 7,5 cm e pesa entre 14 a 18 gramas. Ao final do primeiro trimestre, a cabeça já está bem delineada e as pálpebras começam a se formar.
• Quarto ao sexto mês: partir do quarto mês, as estruturas principais dos órgãos do bebê completam a sua formação. A vontade de urinar começa a diminuir e pode ocorrer prisão de ventre. Nesta fase, os rins do bebê começam a funcionar e ele faz xixi pela primeira vez. Surgem os primeiros fios de cabelo e, por volta do quinto mês, finalmente, é possível saber qual o sexo dele. Por volta do sexto mês já será possível sentir pontapés dentro da barriga, o bebê reage a estímulos e estão em desenvolvimento a audição, olfato, tato e paladar.
• Do sétimo mês ao nascimento: dentro da barriga, o bebê abre e fecha os olhos, percebendo a luz. A mãe sente cada vez mais a criança e planeja mais detalhadamente o parto. Nessa fase, a mulher pode sentir dificuldade para respirar e falta de ar. No nono mês, o bebê se mexe menos e ganha peso, ficando pronto para nascer. Nesses últimos meses, um profissional de fisioterapia especializado pode orientar a grávida a se preparar, fisicamente, para o parto. Com manobras e exercícios específicos, o bebê se posiciona corretamente, enquanto a mãe aprende técnicas de respiração e posições que facilitarão o nascimento.