Pré-Natal: A maternidade começa antes do nascimento do bebê
A gravidez é um fato e agora? Bom, depois de comemorar, processar a informação e bem antes de entrar em um turbilhão de ansiedade motivada pelas dúvidas, procure um obstetra. O primeiro e importantíssimo passo é iniciar imediatamente o pré-natal. Essa nova fase na vida do casal exige disciplina e muita atenção à saúde, indispensável para uma gestação tranquila.
Neste texto vamos trazer temas que podem ser de dúvida ampla e que, com base na relação que temos com o mercado, surgem de maneira recorrente.
Podemos começar pelos principais exames, que são:
• Tipagem sanguínea e fator Rh: o exame que analisa a compatibilidade do Rh da mãe e do bebê;
• Hemograma: avalia risco de anemia na mulher e é um exame muito comum na gestação;
• Exame de urina e fezes: avalia risco de infecções urinárias e outras doenças;
• Translucência nucal: medição da nuca do feto para identificar possíveis malformações;
• Testes de DSTs: os testes são realizados para diagnosticar possíveis doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e HIV, que podem ser transmitidas da mãe para o bebê;
• Teste de malária e de hepatites B e C: também realizados na mãe com o objetivo de diagnosticar as doenças;
• Exames de ultrassonografia: Transvaginal (que permite descobrir o tempo da gestação, avaliar se a placenta é normal para a continuidade da gravidez, além do risco de aborto espontâneo); Morfológica (indicado para o diagnóstico de malformação fetal, avalia as condições da placenta e se há risco de parto prematuro. Normalmente, é nessa fase que o sexo do bebê é descoberto); Obstétrica (permite avaliar as condições da placenta, a quantidade de líquido amniótico e a posição do bebê dentro do útero – condição que possui grande importância na escolha do tipo de parto).
Em uma gestação de 9 meses, é muito importante que mãe e bebê tenham acompanhamento profissional de maneira constante. São diversas fases que exigem consultas, exames e, em alguns casos, tratamentos. Encontrar um médico obstetra de confiança colabora diretamente para a segurança durante este processo, garantindo que a gravidez seja assistida da melhor forma possível.